terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Mulher é presa no Afeganistão por estrangular nora que teve 3ª bebê menina

120130141713_wali_304x171_bbc_nocredit

Uma mulher foi presa no Afeganistão por ajudar o filho a estrangular a própria esposa, que havia dado a luz a uma terceira filha. Enquanto os pais celebram o nascimento de filhos homens, as meninas são causa de frustração entre algumas famílias afegãs.

A jovem Stori, de 22 anos e mãe de três meninas, foi assassinada no sábado no vilarejo de Mahfalay, distrito de Khanabad, que fica na província de Kunduz, no sudeste afegão.

Notícias relacionadas

O delegado da polícia local, Sufi Habib, disse que Stori teve os pés amarrados pela sogra, Wali Hazrata, enquanto seu próprio marido a estrangulava.

O corpo da afegã foi encontrado no mesmo dia por um dos vizinhos, que chamou a polícia.

O marido está foragido e não teve o seu nome divulgado. Acredita-se que o homem pertença à milícia Arbaki.

Autoridades locais disseram à BBC que o marido está sob proteção de um grupo armado ilegal, sob amparo de políticos no Afeganistão.

Direitos das mulheres

Ativistas de direitos humanos divulgaram o caso à imprensa afegã. A diretora do escritório de Defesa da Mulher de Kunduz, Nadira Gya, condenou o incidente.

"Foi um crime brutal cometido contra uma mulher inocente", disse. Nadira acusou as milícias de diversos ataques contra mulheres no Afeganistão.

Líderes religiosos e tribais também condenaram o assassinato da jovem. Eles disseram que a morte foi um ato de ignorância e um crime contra o Islã, a humanidade e as mulheres, e pediram punição rigorosa à sogra e ao marido envolvidos no crime.

A terceira filha de Stori, que hoje tem dois meses, não se feriu no incidente.

"A Luiza vai entrar no BBB", diz Boninho no Twitter; "Não é do interesse", desdenha o pai da neocelebridade da PB

12023811

Após nove dias de silêncio no Twitter, Boninho voltou a usar o microblog para se comunicar com o público nesta terça-feira (31)

O diretor do "BBB" postou a seguinte mensagem em seu perfil: "A Luiza vai entrar no BBB".

A mensagem foi imediatamente retuitada por vários usuários do site, que também enviaram questionamentos para Boninho. A maioria das pessoas questiona se a Luiza citada pelo diretor é a "Luiza do Canadá".

Gerardo Rabello, pai da Luiza do Canadá, confirmou ao UOL que a mensagem do diretor do "BBB" deve ser alguma brincadeira, pois a estudante está em São Paulo e "não é do interesse" deles sua participação no reality.

"Só se for outra Luiza, a do Rio de Janeiro, a de São Paulo...", brincou Rabello.

"Estamos em São Paulo cumprindo agenda, e não existe nenhuma expectativa, nenhum convite. E mesmo que houvesse, não é do nosso interesse. Além do que, a Luiza é menor de idade", lembrou o pai da estudante.

Luiza Rabello ficou conhecida em todo o Brasil, após sua família fazer um comercial de empreendimentos imobiliários em que seu pai diz que ela estava no Canadá. O vídeo se tornou um sucesso na internet e por causa disso, Luiza voltou mais cedo do Canadá e agora colhe frutos do sucesso repentino, concedendo entrevistas e participando de programas de TV.

Maior cargueiro do mundo atraca pela primeira vez no Porto de Tubarão

Embarcação da Vale é capaz de carregar 400 mil toneladas de minério de ferro e faz parte da nova super-frota da companhia

 

Vale Rio de Janeiro em manobra para atracar pela primeira vez no porto de Tubarão, no Espírito Santo.

Maior navio cargueiro do mundo, com capacidade para transportar até 400 mil toneladas de minério de ferro, o Vale Rio de Janeiro, da Vale, atracou pela primeira vez no Porto de Tubarão, em Vitória (ES), nesta terça-feira. A operação é parte dos preparativos da companhia para receber regularmente no estado as maiores embarcações do tipo no mundo. 

Veja também: China proíbe meganavios em seus portos e prejudica Vale

De 2008 até agora, a companhia vinha estudando o comportamento dos super-navios nas manobras de atracação. Mas com simuladores e apoio técnico da Capitania dos Portos do Espírito Santo.

A adaptação dos portos requer estudos de engenharia detalhados e muitas vezes investimentos adicionais em treinamento dos operadores, reforço dos berços de atracação e dragagem.

Até 2013, a companhia deverá ter a seu dispor 35 super-navios, entre próprios e de terceiros, encomendados a estaleiros na China e na Coreia do Sul. O Vale Rio de Janeiro é parte dessa nova geração de embarcações, classificadas como Valemax. Fabricado pelo estaleiro coreano Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co, tem 362 metros de comprimento e 65 metros de largura.

Quase todas as pessoas levam celular para o banheiro, diz estudo

Na faixa de 28 a 35 anos, 91% das pessoas questionadas usam aparelho no vaso

banheirocellphone

 

No geral, três a cada quatro pessoas usam o celular no vaso

Você usa o celular no banheiro? Saiba que você não está sozinho. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos descobriu que 75% da população questionada usa o celular enquanto está no vaso sanitário, segundo o jornal The New York Times.

ENQUETE: Você leva o celular para o banheiro?

Na faixa etária de 28 a 35 anos, esse percentual é de 91%. Vale fazer de tudo: ligações, mandar SMS, comprar coisas, navergar na internet, usar aplicativos... Pegou o celular, tá valendo.

O percentual cai bastante quando a faixa avaliada é acima de 65 anos (mas ainda é alto): 47% dos entrevistados. Quase metade.

Se você acha que isso já é estranho, saiba que uma a cada quatro pessoas disse que não vai ao banheiro de jeito nenhum sem o celular.

Ah, e 20% dos homens já entrou numa chamada de conferência, falando com várias pessoas ao mesmo tempo.

Governo quer mudar Lei Seca para não precisar de bafômetro

Segundo Cardozo, a ideia é que "testemunhas e câmeras de segurança" possam ser usadas como prova contra o infrator

motorista-bebado11

O governo pretende alterar a Lei Seca para que os motoristas que estiverem dirigindo alcoolizados possam ser processados mesmo que se recusem a passar pelo chamado teste do bafômetro.

Segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a ideia é que “todas as provas admitidas pelo Direito possam ser usadas contra o infrator, como testemunhas e filmagens por câmeras de segurança, de modo que a lógica da Lei Seca seja invertida e o próprio acusado passe a ter o interesse de se submeter ao teste para escapar da cadeia.

Com vídeo: Famoso por dirigir embriagado planeja ser vereador em Belo Horizonte

“Nós temos uma boa lei, mas há uma falha que precisamos corrigir. De acordo com a Constituição, ninguém pode ser obrigado a produzir provas contra si próprio, o que faz com que o teste do bafômetro para medir a dosagem de álcool no sangue seja burlado se a pessoa se recusar a fazer”, explicou Cardozo. Por isso, o Ministério da Justiça está em entendimentos com o Senado e com a Câmara para alterar a lei, com a aprovação de mudanças que impeçam os motoristas bêbados de se beneficiar dessa situação.

Mais sobre a Lei Seca:

Lei Seca mais dura faz Estado economizar, diz ministro da Saúde

Aumento de pena é ponto polêmico em nova 'Lei Seca'

O ministro disse que as mudanças pretendidas pelo governo na legislação incluem aumentar o valor da multa para quem for detido alcoolizado ao volante e, também, aplicar punições mais rigorosas sem necessidade de comprovar a presença de álcool no sangue.

Para ele, a mudança na Lei 11.705 “é fundamental para acabar com a sensação de impunidade que ela enseja em virtude desta situação [a recusa do motorista de se submeter ao teste do bafômetro]”, disse o ministro.

Onde foi parar Daniel, o BBB que foi expulso do programa?

daniel
Quinze dias depois de ter sido eliminado do BBB12 sob a acusação de ter estuprado Monique, a pergunta que se faz é: onde está Daniel? Segundo informações dos advogados do modelo, ele estava recebendo todo o apoio da Globo para alimentação, transporte e moradia. O rapaz vive atualmente em hotéis e fica mudando de um para outro.
O fato é que todo mundo parou de falar de Daniel, justamente o tema da maior polêmica desta décima segunda edição do reality da Globo e que fez até a polícia entrar em ação. E parece que tudo acabou ficando no ar. Afinal, Daniel estuprou mesmo Monique? Por que o passaporte dele foi apreendido? Se não aconteceu nada, por que o modelo não retorna ao programa? São muitas perguntas sem respostas e a Globo não faz questão nenhuma de voltar a tocar no assunto.
E, considerando que nada tenha acontecido debaixo do edredom, por que o ex-participante continua escondido? Quando alguém é eliminado do BBB não pode, por contrato, dar entrevistas para outros veículos durante um certo período de tempo. Mas isso não impede ninguém de andar nas ruas, ir à praia, tirar fotos com fãs, comparecer a eventos e fazer coisas do dia a dia. Tudo o que Daniel não tem realizado. Claro, ele saiu da atração sob uma acusação forte, mas nada foi provado até agora e justamente por isso esse silêncio todo incomoda.
O que causa mais estranhamento é que o possível caso de estupro foi altamente debatido por toda a mídia durante vários dias seguidos. E, de repente, a coisa toda esfria, some do noticiário e não há uma conclusão? Daqui a pouco vão dizer que tudo não passou de uma armação do diretor Boninho para fazer aumentar a audiência do BBB12. E ele ainda vai sair de herói dessa história toda. Mas o que será da vida de Daniel daqui para a frente? Alguém vai ter que responder essa.

Fotos raras de índios isolados na Amazônia peruana são divulgadas

Imagens mostram de perto família de indígenas da etnia Mashco-Piru.
Registro foi feito durante expedição que buscava pássaros da Amazônia.

A organização ambiental Survival International divulgou nesta terça-feira (31) imagens inéditas que mostram, de perto, índios isolados da etnia Mashco-Piro que vivem no Parque Nacional de Manú, localizado dentro da Amazônia, no Peru.

As fotos de uma família desta etnia foram realizadas entre agosto e novembro de 2011, durante expedição da fotógrafa Gabriela Galli ao sudeste peruano, que buscava registrar pássaros da Amazônia quando encontrou alguns índios próximo a um rio. Não houve contato com os índios, segundo a ONG.

índios isolados na Amazônia peruana (Foto: Gabriella galli/Survival/Divulgação)

De acordo com a Survival, os Mashco-Piro são uma das tribos isoladas que já foram detectadas ao redor do mundo (são cerca de cem). Entretanto, a organização afirma que está cada vez mais difícil de visualizá-los dentro do parque. Atividades madeireiras e de extração de gás e petróleo na região podem causar dificuldades à pesquisa -- com medo, eles entram para mata fechada.

Em 2011, o Departamento de Assuntos Indígenas do Peru anunciou a criação de um posto de guarda na área para proteger os índios e a população, já que o primeiro contato pode ser perigoso para ambas as partes, afirma Stephen Cory, diretor da Survival.

índios isolados na Amazônia peruana (Foto: D.Cortijo/Survival/Divulgação)

Atriz 'campeã' dos vestibulares dá dicas para conciliar trabalho e estudo

Bianca Salgueiro, de 'Fina Estampa', passou na Uerj, UFF, PUC-Rio e UFRJ.
Ela deu ao G1 dicas para vestibulandos que não podem parar de trabalhar.

Bianca Salgueiro, na sala de aula da PUC-Rio, onde passou em engenharia química (Foto: Alexandre Durão/G1)

Bianca Salgueiro, na sala de aula da PUC-Rio, onde passou em engenharia química (Foto: Alexandre Durão/G1)

Nem todos os vestibulandos podem deixar o trabalho de lado para passar o ano inteiro no cursinho estudando para entrar na faculdade. Mas, como mostra Bianca Salgueiro, que interpreta a personagem Carolina na novela "Fina Estampa", é possível conciliar com sucesso os compromissos profissionais e as provas dos vestibulares. "Tem que se dedicar muito e ter muita disciplina", resumiu a jovem de 18 anos ao G1, aprovada em quatro grandes universidades do Rio: UFRJ, Uerj, UFF e PUC-Rio.

Bianca deu dicas para quem não pode deixar de trabalhar para estudar, mas quer aproveitar o ano letivo de 2012, que começou nesta semana, para tentar conseguir uma vaga nas universidades mais concorridas.

Apaixonada pela carreira de atriz, Bianca também nutre o seu lado "fera" nos estudos, principalmente nas disciplinas ligadas às ciências exatas. Por isso, ela decidiu dedicar o seu ano de 2011 para estudar o máximo possível para o vestibular. Mesmo gravando a novela, às vezes até as 22h, ela conseguiu notas que lhe renderam, além de uma bolsa de estudos de 70% na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o primeiro lugar geral no vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a maior nota entre os candidatos de engenharia química do processo seletivo da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Dedicação
Segundo Bianca, só existe um segredo por trás de seus bons resultados: dedicação. Essa dica, a atriz e futura engenheira disse que ouviu de outro engenheiro famoso, o astronauta Marcos Pontes.

"No ano passado, meu colégio ofereceu uma palestra com o astronauta Marcos Pontes, e ele falou a mesma coisa. Ele tinha que trabalhar e ajudar em casa, mas mesmo assim estudava sempre que podia. Ele levava um livrinho dentro da bota, e no intervalo do trabalho pegava o livrinho e estudava", lembra Bianca, que acabou adotando a mesma estratégia nos estúdios da novela, apesar de poder levar suas apostilas dentro da bolsa.

União quer firmar pacto contra crack com oito estados até junho

 

O governo federal deve firmar com oito estados, até o fim do primeiro semestre, o termo de adesão ao Programa Crack, é possível vencer. A informação foi dada nesta terça-feira (31/01) pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que se reuniu, em Brasília, com secretários e representantes estaduais de Segurança Pública de 26 unidades da federação. Cardozo garantiu também que as ações policiais somente serão desenvolvidas quando os equipamentos de saúde puderem atender os usuários que serão encaminhados.

crack

O pacto entre as diferentes esferas de governo tem o objetivo de aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários drogas, enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção, conforme anunciado pela presidenta Dilma Rousseff no dia 7 de dezembro.

Até o fim do dia, serão discutidos pontos do conjunto de ações para o enfrentamento ao crack e outras drogas. A cerimônia de abertura contou com a presença do ministro da justiça, José Eduardo Cardozo, do ministro interino da Saúde, Mozart Sales, e da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki.

No encontro, foi apresentada a metodologia que o programa federal deve implementar, respeitando as necessidades e as especificidades locais. O Rio de Janeiro será o primeiro a aderir ao programa federal. Segundo o ministro Cardozo, a aceitação por parte dos estados tem sido excelente. O cronograma só será revelado depois das discussões com os estados.

Sobre a escolha dos estados que serão os primeiros a participar do programa federal, os critérios são, entre outros, o mapa das cenas de uso (locais de alta concentração de uso da droga) e a implementação de equipamentos de saúde. O Ministério da Justiça, juntamente com as polícias estaduais, só atuará nos estados em que os equipamentos de saúde para atendimento de usuários e dependentes químicos já estejam devidamente aparelhados, equipados e em funcionamento.

“É importante ressaltar que a metodologia do programa implica em uma estrita sintonia entre os serviços de segurança pública e o serviço de saúde”, explicou Cardozo. “As ações serão desenvolvidas quando houver total segurança de que os equipamentos de saúde disponíveis podem absorver os usuários que serão encaminhados”.

O ministro ressaltou também que as forças de segurança serão extremamente duras no enfrentamento aos traficantes e às organizações criminosas.

Mulheres Ricas: fãs opinam sobre felicidade e dinheiro

Dinheiro traz felicidade? Fãs do reality show "Mulheres Ricas" opinam sobre ser feliz e ter milhões de reais na conta

Mulheres Ricas_reality show_Band_2012_logo

O reality show Mulheres Ricas, da Band, é um dos assuntos mais comentados do Twitter desde a noite desta segunda-feira, 30. Durante a exibição do programa, milhares de internautas passaram a opinar sobre felicidade e dinheiro nas redes sociais. OsPaparazzi destaca abaixo os melhores momentos de "Mulheres Ricas" e também destaca a opinião dos fãs sobre o reality show da Band, que estreou com elogios.
A milionária Lydia Sayeg comprou um colchão feito pela Nasa para tentar "esquentar" seu casamento. Não precisa nem dizer que o colchão custa uma fortuna. Já Val Marchiori comprou um carro de luxo, um Bentley, que tem motor potente. Marchiori ainda comprou tapete de lã de ovelha para descansar os pés em seu novo carro. Dividiu opiniões: "Em Mulheres Ricas, a Val é a que mais esbanja e a mais fútil. Tapete de lã de ovelha no carro? Aí já é demais", criticou o fã Ederson Marinho, via Facebook. Para Val, felicidade é champanhe.
Os famosos também estão de olho em "Mulheres Ricas". Luana Piovani, atriz da TV Globo, tuitou sobre o reality show da Band. "Quanto dinheiro, né? O telefone rosa foi bom demais", tuitou, sobre o presente que Narcisa ganhou. Joana Machado, que venceu o reality show A Fazenda, da Rede Record, também comentou. "Estou assistindo Mulheres Ricas... Que mulher maravilhosa essa Lydia (Lydia Sayeg)... Sabe ser feliz! Sou muito fã", comentou Joana Machado em seu blog.
Ainda sobre Lydia Sayeg, a participante refletiu sobre seu casamento. "Eu descobri o segredo do casamento feliz. Mostrar ao homem que ele pode fazer as mais diferentes loucuras com a mesma mulher", comentou Lydia Sayeg. As participantes do "Mulheres Ricas", da Band, deixaram dicas de restaurantes de São Paulo. Onde comer em São Paulo? É só seguir as dicas das milionárias.

Por onde andam os participantes do primeiro 'BBB'?


Nem todos os participantes do primeiro BBB se mantiveram na mídia, como o primeiro eliminado, Caetano Zonaro. O modelo de 50 anos vive em Florianópolis, na praia de Jurerê. Ele ainda trabalha com moda e já tem até netos - seu filho mais velho tem 28 anos. Depois do BBB, chegou até a montar uma dupla sertaneja, que não deu certo.  Foto: Rede Globo/Divulgação
 
Nem todos os participantes do primeiro 'BBB' se mantiveram na mídia, como o primeiro eliminado, Caetano Zonaro. O modelo de 50 anos vive em Florianópolis, na praia de Jurerê. Ele ainda trabalha com moda e já tem até netos - seu filho mais velho tem 28 anos. Depois do 'BBB', chegou até a montar uma dupla sertaneja, que não deu certo.
mais galerias de bbb 12 »

Casa da Moeda do Brasil encerra inscrições para 1.015 vagas

São 27 vagas imediatas e 988 para formação de cadastro de reserva.
O salário varia de R$ 1.395,10 a R$ 3.592,98.

Rio, 06/08/2010.<br />Seção de crítica e análise de qualidade da Casa da Moeda, Santa Cruz.<br />Foto: Selmy Yassuda

A Casa da Moeda do Brasil encerra nesta terça-feira (31) as inscrições do concurso para 1.015 vagas - 27 imediatas e 988 para formação de cadastro de reserva para cargos de nível médio e superior. O salário varia de R$ 1.395,10 a R$ 3.592,98. As vagas são para o Rio de Janeiro.

Casa da Moeda do Brasil

Inscrições

De 12 a 31 de janeiro

Os cargos de nível médio/técnico são de assistente técnico administrativo - apoio administrativo e programador de computador; auxiliar de operação industrial - acabamento de produção, armazenagem, elétrica, hidráulica, impressão gráfica e mecânica; e técnico industrial - artes gráficas, edificações, eletrônica, eletrotécnica, mecânica, meio ambiente, pré-impressão, projetos elétricos e projetos mecânicos. São 7 vagas efetivas e 476 para cadastro de reserva.

Os cargos de nível superior são de administrador de dados, análise de negócios, arquitetura, contabilidade, desenvolvimento de sistemas, designer, economia e finanças, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia eletrônica, engenharia mecânica, engenharia metalúrgica, gestão em TI, gravação de valores, logística de transporte, patrocínio, PCP e vendas, produtos e processos, projetos artísticos, recursos humanos, rede de telecomunicações e suporte, segurança da informação e suporte em TI. São 20 vagas imediatas e 512 para cadastro de reserva.

De acordo com o edital, as denominações dos cursos técnicos previstos para os cargos de nível médio foram estabelecidas com base no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, instituído pelo Ministério da Educação através da Portaria n° 870, de 16 de julho de 2008. Serão aceitos diplomas e certificados de outros cursos técnicos, com denominações distintas, desde que constem na Tabela de Convergência do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e estejam diretamente relacionadas aos cursos técnicos requeridos para o cargo ofertado, conforme aTabela de Convergência, disponível no endereço eletrônico do Ministério da Educação.

As denominações dos cursos de graduação tecnológica exigidos nos requisitos dos cargos foram estabelecidas com base no Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, instituído através da Portaria n° 1.024, de 11 de maio de 2006, do Ministério da Educação. Serão aceitos diplomas e certificados de outros cursos superiores de tecnologia, com denominações distintas, desde que constem na Tabela de Convergência anexa ao Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia e que estejam diretamente relacionadas aos cursos de graduação tecnológica requeridos para o cargo ofertado, conforme a Tabela de Convergência, disponível no endereço eletrônico do Ministério da Educação.

A inscrição deve ser feita de 12 a 31 de janeiro pelo site www.cesgranrio.org.br. As taxas são de R$ 45 para cargos de níveis médio/técnico e de R$ 90 para cargos de nível superior.

O processo seletivo público terá provas objetivas, sob responsabilidade da Fundação Cesgranrio, e qualificação biopsicossocial e procedimentos admissionais competentes, sob responsabilidade da Casa da Moeda do Brasil.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 4 de março, no Rio de Janeiro. O resultado final do concurso será divulgado no dia 22 de março.

Brasil Sem Miséria promove inserção continuada e renova esperança dos produtores rurais

Por meio do programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Plano Brasil Sem Miséria tem renovado o ânimo de agricultores familiares de todo o país. Foi com um sorriso acanhado no rosto que a produtora rural Maria Aparecida Novais dos Santos, 30 anos, contou como ficou na expectativa de receber, em sua propriedade, a visita das equipes de Ater.

“Os outros falavam que os técnicos tinham ido às casas deles e perguntavam se tinham ido à nossa casa. A gente falava que não, que talvez, se Deus quisesse, eles viriam. Aí um dia eles chegaram”, comemorou Aparecida. Ela, o marido, Renilson Torres, 36 anos, e os três filhos, vivem no povoado de Lagoa Clara, no município de Canarana (BA).

A tão aguardada visita trouxe esperança para quem já tinha desistido de sonhar com a terra. “Antigamente a chuva vinha certinha. Se a gente plantasse feijão, a gente colhia bem mais”, explicou Renilson. A família dele é uma das 37 mil cadastradas nos trabalhos de campo nos Territórios da Cidadania do Nordeste e entre as comunidades quilombolas.

Além das sementes de milho, feijão e hortaliças, de alta qualidade, produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que já foram plantadas, a propriedade do casal passará a contar com um galinheiro. “A gente está acreditando que, daqui para frente, vamos ter um futuro melhor. Com as visitas dos técnicos, a gente acredita que vai melhorar”, afirmou o agricultor.

Fomento
Quem compartilha da mesma expectativa é Acácia Souza Carlos, moradora do povoado de Lajedo de Eurípedes, no município de Lapão, também na Bahia. Aos 28 anos e com dois filhos pequenos em casa, ela ganhou um novo motivo para sonhar. Com o Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, Acácia vai colocar em prática o que aprendeu no curso de culinária. “Meu desejo e projeto foi ter um galinheiro. Com a venda dos ovos e das galinhas, vou poder começar a minha produção de salgados para vender aqui na região e ter renda para dar um futuro melhor para os meus filhos”, contou.

Por causa da dificuldade financeira, o marido dela faz trabalhos esporádicos em São Paulo. Acácia acredita que, mais do que o sustento, o programa vai trazer a união familiar. “É um projeto muito bom para a família, engloba a mulher, o marido e as crianças. Isso dá uma expectativa de união, de estar juntos e me alegra muito, porque a separação é muito ruim, muito dolorosa, principalmente para as crianças. Basta de ter que se mudar, sair daqui do Nordeste para ir ganhar a vida em outro lugar”, desabafou.

Inserção continuada
A inclusão produtiva rural é um dos eixos de atuação do Plano Brasil Sem Miséria, programa criado pelo governo federal em junho de 2011. Segundo o secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA, Jerônimo Rodrigues, o plano tem o objetivo de garantir, ainda, uma inserção continuada.  “O objetivo central do Brasil Sem Miséria é a superação da renda de até R$ 70 por pessoa. Na área rural, a determinação do governo é que seja estabelecido um fluxo que dê sustentabilidade às famílias que saem dessa situação. Inclusão é a garantia de que as pessoas possam, saindo da pobreza, mesmo tendo o Bolsa Família, ampliar a produção ainda mais e gerar renda”, esclareceu.

Executado conjuntamente pelo MDA e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais foi regulamentado pelo Decreto nº 7.644, assinado em dezembro pela presidenta Dilma Rousseff. Entre os requisitos para receber os recursos que estimulam a inclusão produtiva, está o enquadramento na Lei da Agricultura Familiar, que prevê a utilização da mão de obra da própria família nas atividades econômicas.

Investimento
O programa representa um investimento de R$ 2,4 mil do governo federal na estruturação produtiva de cada propriedade selecionada. As parcelas são liberadas para as propriedades que já possuem o projeto elaborado pelas equipes de assistência técnica que, previamente, visitaram a família, explicaram o projeto, levantaram dados e sondaram os anseios dos produtores quanto ao investimento que desejariam fazer em seus terrenos.

A partir de fevereiro, 687 famílias de agricultores beneficiadas receberão a primeira parcela do programa, no valor de R$ 1 mil. O valor será recebido pelo cartão Bolsa Família, em transferência realizada pelo MDS. Em até dois anos, o programa liberará mais duas parcelas, de R$ 700 cada, totalizando o repasse de R$ 2,4 mil por núcleo familiar. As equipes técnicas responsáveis pelas famílias acompanharão todas as etapas do programa, oferecendo auxílio e capacitação.

Para o engenheiro agrônomo e chefe de Departamento de Desenvolvimento da Agricultura da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) – uma das ganhadoras da chamada pública do MDA para Ater na Bahia –, Samuel Feldman, o diferencial do Plano Brasil Sem Miséria é a simplicidade das ações.

“A proposta vai diretamente à necessidade que cada pessoa tem. A gente identifica a família, a situação de pobreza, e dá uma primeira oportunidade para que ela tenha alguma atividade produtiva e passe a interagir com a economia. Ela passa a ser reconhecida como cidadã que tem condições de produzir e gerar autossuficiência”, explicou.

Fonte: topo

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Justiça do Rio autoriza transferência do traficante FB para presídio federal no RN

Preso em SP, ele admitiu que comandou fuga de bandidos da Vila Cruzeiro

montagem de antes e depois FB - 28.01.2018
Do lado esquerdo, FB na chegada ao Rio; e na direita, a foto do traficante.

A Justiça do Rio autorizou nesta segunda-feira (30) a transferência dos traficantes Fabiano Atanázio da Silva, o FB, e Luis Cláudio Serrat Correa, o Claudinho CL, para o presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Considerado um dos traficantes mais procurados pela polícia do Rio, FB e o comparsa foram presos em Campos do Jordão, São Paulo, na noite de sexta-feira (27), onde passava as férias em uma casa de luxo alugada por R$ 18 mil.

Veja fotos da casa de luxo alugada por FB

A decisão da Justiça atendeu a um pedido da Secretaria Estadual de Segurança Pública feito nesta segunda-feira. Os dois criminosos serão transferidos na terça-feira (31) em um voo de carreira.
O grupo de FB é suspeito de ter derrubado a tiros o helicóptero da Polícia Militar no morro dos Macacos, na zona norte, em 2009. Até há pouco tempo, o criminoso controlava a venda de drogas na favela Vila Cruzeiro, onde era o responsável pela caixinha que cuidava do dinheiro de toda a quadrilha.
Claudinho CL é suspeito de assassinar o diretor de Bangu 3, tenente-coronel Roberto do Amaral Lourenço, em plena avenida Brasil. via que liga a zona oeste ao centro do Rio. Ele foi morto em 2008, com 60 disparos de fuzil feitos contra seu carro. Claudinho CL também será transferido para o Rio neste sábado.

Garoto peruano carrega feto de irmão gêmeo na barriga

Isbac Pacunda, de 3 anos, carrega um feto de 700 gramas no abdômen.
Caso pode acontecer uma vez a cada 500 mil nascimentos, dizem médicos.

O pai Leonidas Pacunda com o filho, Isbac, que carrega um feto em seu abdômen. (Foto: Karel Navarro / AP Photo)Leonidas Pacunda com o filho Isbac, que carrega
um feto no abdômen. (Foto:Karel Navarro/AP Photo)

Um garoto de três anos de idade vai passar por uma cirurgia no Peru para retirada do feto de um irmão gêmeo, que ficou alojado dentro de sua barriga.

A operação no jovem Isbac Pacunda estava marcada para esta segunda-feira (30), após exames de tomografia e ecografia terem detectado o feto de 700 gramas e 25 centímetros de tamanho.

Para os médicos que cuidam do caso, a chance de um feto acabar dentro do corpo do irmão gêmeo é de 1 a cada 500 mil nascimentos.

Segundo Carlos Astocondor, cirurgião pediatra que participa dos cuidados ao jovem peruano, casos como o de Isbac acontecem quando o óvulo fecundado está se formando e antes do início da criação do embrião.

O feto dentro de Isbac não chegou a desenvolver cérebro, coração, pulmões ou intestinos, mas possui couro cabeludo no crânio, ossos de membros superiores e inferiores e ossículos nas mãos e nos pés.

O pai do garoto, Leonidas Pacunda, saiu com o filho de Ajachin, uma comunidade de índios aguarunas na região amazônica de Loreto, e viajou por 375 quilômetros até a cidade de Chiclayo, capital da região de Lambayeque, a 660 quilômetros a noroeste de Lima.

Há três anos, os responsáveis pelo parto de Isbac disseram a Leonidas que ele seria pai de gêmeos, mas o agricultor nunca chegou a entender o que havia acontecido com o outro filho. Nenhum feto havia sido detectado no corpo de Isbac até Leonidas resolver levar o jovem até o Hospital Las Mercedes, em Chiclayo.

Advogado de falsa grávida divulga foto da mulher sem barriga.

Defensor dá entrevista e diz que presentes recebidos serão doados.
Marido já devolveu os R$ 520 que ganhou de colegas de trabalho.

Mulher sem a barriga e antes, quando dizia esperar quadrigêmeos (Foto: (Fotos: Enilson de Castro/Divulgação e Rogério Marques/O Vale/AE)) 
Mulher sem a barriga e antes, quando dizia esperar quadrigêmeos
O advogado de defesa da pedagoga Maria Verônica Aparecida, de 25 anos, que ficou conhecida em todo o Brasil após apresentar uma falsa gravidez de quadrigêmeos, divulgou nesta segunda-feira (30) em Taubaté, cidade do interior paulista, uma foto de sua cliente sem a barriga de silicone e os enchimentos.
"Eu tirei essa foto no meu escritório assim que saímos da delegacia, na sexta-feira passada. Acho que, assim, a gente resolve mais um capítulo dessa história, que era mostrar a Maria Verônica sem a barriga", afirmou o advogado Enilson de Castro.
(Atualização: ao ser publicada, esta reportagem informou que, segundo o advogado, os presentes que a pedagoga ganhou serão doados nesta terça, 31, para uma ONG da cidade que cuida de crianças e adolescentes carentes. Depois da publicação do texto, o advogado entrou em contato com o G1 e disse que a doação será feita na sexta, dia 3. Antes disso, ele diz que fará uma triagem do que será e do que não será doado. Segundo ele, uma pessoa quer de volta uma doação feita à falsa grávida. A ONG que receberá os presentes, segundo ele, é um abrigo chamado Casa do Caminho. O local funciona em Taubaté e foi indicado pela Vara da Criança e do Adolescente da cidade.)
Segundo o advogado, Maria Aparecida continua reclusa e sob efeito de medicamentos. A pedagoga tem contato diário com psiquiatras e vem apresentando melhora significativa no quadro.
Em depoimento no 2º Distrito Policial do município, no bairro da Estiva, na sexta, a mulher alegou que forjou a gestação em razão de problemas psicológicos e porque seu sonho era ter uma filha.
Advogado diz que presentes serão devolvidos (Foto: Renato Jakiitas/G1) 
Advogado diz que presentes serão devolvidos

“"Ela estava dentro de um mundo de fantasias e, agora, começa a sair dele. Minha preocupação, agora, é preservar a minha cliente para que ela possa seguir adiante”", disse o advogado. Ele disse esperar que o caso não siga adiante na esfera criminal. Para ele, os crimes pela qual Maria Verônica foi inicialmente intimada não se sustentam mais.
“"Não há mais falsidade ideológica, já que ela assumiu publicamente não estar grávida, e também não há estelionato, já que estamos devolvendo tudo o que ela ganhou”."
O marido de Maria Verônica, o metalúrgico Cléber Eduardo, já devolveu os R$ 520 doado pelos colegas de trabalho, informou o advogado dele, Marcos Leite. Cléber mantinha uma lista com os nomes e os valores doados. O advogado apresentou um recibo que comprova a devolução do dinheiro.
Gravidez
A mulher chamou a atenção da cidade ao aparecer com uma enorme barriga e dizer que estava grávida de quadrigêmeos. Todos os familiares ficaram felizes com a chegada das quatro meninas, as Marias, que já tinham até enxoval. O parto, segundo Verônica, estava previsto para acontecer na segunda quinzena de janeiro.
A polícia começou a investigar o caso após declarações de um médico que atendeu a mulher no segundo semestre de 2011 e afirmou que, na ocasião, ela não estava grávida.
O advogado da educadora assumiu a farsa na madrugada do dia 20 de janeiro. Segundo Enilson de Castro, sua cliente usava "uma barriga de silicone" com enchimentos. Ele afirmou que a mulher não desmentiu a gravidez antes por causa da grande repercussão que o caso tomou.

 

Morre Gercino Saraiva, ex-secretário de Ação Social de Wilma

Gercino

Ex-secretário de Ação Social do Governo Wilma, Gercino Saraiva, morreu na manhã de  quinta-feira (26), na Casa de Saúde São Lucas, onde se tratava de um câncer. A informação é do blog Jornal do RN.

Na sua gestão e parceira com o FUMAC, Lagoa Nova foi bastante prestigiada com suas ações, exemplos, Associação dos Verdureiros do Bairro Jesus Menino, Associação do Sítio do Meio, Associação do Sítio Ceará, Associação do Sítio Filgueira, Associação do Sítio Baixa Verde, Associação dos Quilombolas da Macambira, Associação da Baixa Grande e ETC.

Quando deixou o governo Wilma, Gercino integrou-se à equipe do prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado, exercendo a Secretaria de Ação Social, edepois, a Secretaria de Governo e Projetos Especiais.
O velõrio aconteceu no centro da Rua São José, em Natal, e o sepultamento será nesta sexta (27), às 9 horas, no cemitério Morada da Paz, em Emaús.

Centro Rural de Ensino Nazaré Xavier de Góis Está Sendo Recuperado

Dj Roberto1054 Continua os serviços de recuperação do Centro Municipal de Ensino Rural Nazaré Xavier de Góis, de acordo com o secretário de obras do município Hélio Costa, até o final desta semana o centro será entregue ao usuários além do centro rural de ensino.
A  administração municipal já recuperou 06 escolas municipais neste início de ano e pretende ainda vistoriar outros colégios que necessitam de manutenção.
A importância da realização desse serviço é  de resgatar a condição do aluno de usufruir de um ambiente limpo e saudável , resta aos alunos se concientizarem para que cuidem e zelem do espaço escolar.

P&G reforma área esportiva de escola no Rio Grande do Norte Ao todo serão beneficiados 4.500 alunos no Brasil, que terão um futuro melhor por meio do esporte

pg_logo

Com o encerramento da terceira edição da promoção Provou Gostou Avião do Faustão, o sonho de muitas crianças e adolescentes do estado do Rio Grande do Norte se tornará realidade. Isso porque a partir de fevereiro a P&G, em parceria com o IEE (Instituto Esporte Educação), criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, começará a reformar a área esportiva das escolas selecionadas durante a promoção. No Rio Grande do Norte, na cidade de Parnamirim, a grande eleita para o projeto da P&G é a Escola Municipal Luiz do Maranhão, que receberá a verba de R$ 100 mil que será destinada para a reforma, compra de equipamentos esportivos e manutenção dos profissionais durante um ano.

Ao todo, 4.500 alunos de cinco escolas do Brasil serão beneficiados e poderão ter um futuro melhor por meio do esporte. Para a P&G, o esporte é também um meio de garantir outros direitos, como saúde, desenvolvimento do aprendizado, habilidades, liderança e auto estima, além de reduzir barreiras sociais e culturais. Desde 2009, a P&G desenvolve uma série de ações sociais que já beneficiaram mais de dois milhões de crianças por meio do seu programa global Viver, Aprender e Prosperar.

“A missão da P&G é tocar e melhorar a vida das pessoas ao redor do mundo. Nessa última edição do Avião do Faustão, a ideia foi transformar a vida das pessoas por meio do esporte, que é uma forma eficiente de modificar positivamente o futuro de crianças, jovens e da sociedade, de maneira duradoura”, destaca Gabriela Onofre, diretora de Assuntos Corporativos da P&G Brasil.

A última edição da promoção Avião do Faustão terminou em dezembro de 2011. Além de oferecer aos consumidores cinco aviões recheados de produtos e sete prêmios no valor de R$ 100 mil em barras de ouro, o Avião e a P&G também beneficiaram cada um dos ganhadores com a reforma de uma praça esportiva de uma escola pública próxima da residência do vencedor. Além da Escola Municipal Luiz do Maranhão, no Rio Grande do Norte, também foram selecionadas a Escola Josafá, a Escola Major Eloy e a Escola Municipal Professor Luis Rogério, na Bahia, e a Escola Municipal José Loureiro da Silva, no Rio Grande do Sul, que também já estão se preparando para começar as obras de reforma. 

Esta iniciativa faz parte do projeto “Esportes para um Futuro Melhor”, um compromisso da P&G em toda a América Latina de oferecer aos jovens espaços esportivos de qualidade, assim como estabelecer uma cultura esportiva e opções para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Durante os últimos meses do ano de 2011 e com o apoio de diversas marcas participantes, a P&G contribuiu com recursos para a construção ou conserto de espaços esportivos e forneceu equipes esportivas a jovens. Assim, a P&G reconhece o esforço das mães pela dedicação e amor por sua família e sua constante busca pelo bem-estar de seus filhos.

Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, México, Peru, Venezuela, Panamá, Guatemala e Costa Rica foram os países onde foi realizada a iniciativa Esportes para um Futuro Melhor.

O IEE é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), criada em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser. Sua missão é contribuir para a formação do cidadão por meio do esporte, favorecendo o desenvolvimento das comunidades de baixa renda. As atividades desenvolvidas pelo IEE trabalham valores como solidariedade, respeito ao próximo, tolerância e cooperação.

MEC quer tablets nas escolas, mas programa anterior que entregou laptops chegou a menos de 2% dos alunos

Quando o computador começou a chegar nas escolas, no final da década de 80, ficava restrito às atividades administrativas. O equipamento omeçou a ser inserido no cotidiano dos alunos por meio dos antigos laboratórios de informática, ainda sem acesso à internet. Hoje, em plena era digital, a promessa é que, em pouco tempo, os tablets estejam nas mãos dos alunos disputando espaço com o quadro negro, livros e cadernos. Para isso, o Ministério da Educação (MEC) vai lançar este ano um edital para que as redes de ensino possam adquirir o equipamento a custo mais baixo, como fez com os laptops do programa Um Computador por Aluno (UCA).

galaxy-tablet-samsung-20110216162003

“Estamos definindo as características do aparelho, vai depender muito inclusive do custo. Não soltamos ainda o edital porque precisa ter uma definição clara dos pré-requisitos do equipamento. Tem que ter acessibilidade, ser resistente e rodar qualquer conteúdo”, explica Sérgio Gotti, diretor de Formulação de Conteúdos Educacionais da Secretaria de Educação Básica do MEC.

Atualmente, cerca de 500 escolas do país contam com os laptops educacionais do UCA. O MEC calcula que 574 mil equipamentos foram adquiridos por meio do pregão do UCA, seja pelo próprio governo federal ou por prefeituras e governos estaduais - o número inclui máquinas que já foram solicitadas e estão a caminho das escolas. Considerando o total de matrículas na rede pública nos ensinos fundamental e médio, o número de estudantes que têm um computador em mãos hoje dentro da sala de aula representa menos de 2% das matrículas - se cada máquina estiver sendo utilizada individualmente, como previa o projeto original. Segundo Gotti, a intenção nunca foi universalizar o programa e levar os laptops a todos os alunos. O ministério defende que os tablets não virão para substituir os laptops, mas complementar as tecnologias existentes nas escolas.

“As políticas na verdade se complementam e a gente espera universalizar a tecnologia unindo os tablets, os laptops e os computadores de mesa. As tecnologias se somam e a gente trabalha com as alternativas disponíveis dentro da melhor realidade de cada ambiente”, explica o diretor do MEC.

O UCA começou a ser pensado em 2005, mas demorou a sair do papel, e as máquinas só chegaram aos estudantes em 2009. Os primeiros computadores foram distribuídos pelo MEC para alguns municípios e na segunda fase as próprias prefeituras adquiriram os aparelhos por meio de um edital organizado pelo governo que reduziu os custos. O governo ainda não decidiu se irá comprar parte dos tablets com recursos próprios e distribuir para as redes de ensino consideradas prioritários pelo baixo desempenho nas avaliações, como ocorreu com o UCA. Mas o edital para que as prefeituras e os governos estaduais possam comprar os equipamentos se tiverem interesse já está sendo produzido.

Às vésperas da chegada de uma nova tecnologia nas salas de aula das escolas brasileiras, ainda não há uma avaliação oficial dos resultados alcançados pelo UCA em termos de melhoria da qualidade do aprendizado. A percepção nas redes de ensino é que o equipamento desperta grande interesse nos alunos e dá mais motivação, diz Gotti.

“A Universidade Federal do Ceará (UFC) está fazendo esse trabalho de avaliação do UCA, mas não há resultados ainda porque faz pouco tempo que os laptops estão em uso. Mas em geral tem-se constatado que há muito interesse por parte dos alunos no uso do computador em sala de aula que foge daquele modelo tradicional do laboratório de informática. Ele traz um ganho em termos de curiosidade desse aluno que pode pesquisar e entender melhor os conteúdos”, explica.

Neste ano, o MEC divulga o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, indicador que mede a qualidade do ensino oferecido pelas escolas do país e é calculado a cada dois anos. Com esses dados será possível comparar se houve melhoria no desempenho das escolas que receberam os laptops entre 2009 e 2011.

A Agência Brasil visitou duas escolas que fazem parte do UCA e encontrou realidades diferentes a respeito do uso da tecnologia em sala de aula. Conheça as histórias do Centro de Ensino10 da Ceilândia, em Brasília (DF), e da Escola Municipal Jocymara Falchi Jorge, em Guarulhos (SP), além da opinião de especialistas sobre os impactos da tecnologia no aprendizado.

Fonte: Jornal do Brasil

Mais de 100 agências do INSS serão abertas até o fim do ano

Ministro da Previdencia Social confirma presenca na inauguracao da agencia do INSS que ira acontecer no proximo dia 23

Até o fim do ano, 182 agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serão abertas em todo o país. A meta do governo é evitar que o segurado tenha de percorrer longas distâncias para tratar de serviços da Previdência.

“No Pará, às vezes, uma pessoa tinha que se deslocar até 600 quilômetros para ir a um posto da Previdência, que era o mais próximo”, disse a presidenta Dilma Rousseff em seu programa semanal Café com a Presidenta. Ela acrescentou que o estado deverá receber mais 14 agências. “Faremos também, em todos os lugares em que for necessário, concurso público para contratar servidores onde há carência de funcionários”, destacou.

Dilma lembrou que a Previdência criou um sistema computadorizado que acompanha todas as etapas do atendimento a quem procura uma agência do INSS. “Se temos as informações, conseguimos não só acompanhar a solução dos problemas como também organizar o funcionamento de cada uma das agências”, disse. “É possível saber, por exemplo, quantas pessoas estão sendo atendidas por cada um dos funcionários ou se alguém está esperando mais tempo do que o devido”.

A presidenta lembrou ainda que, atualmente, os atendimentos são feitos com dia e hora marcados, o que agiliza o serviço. O contribuinte que tiver toda a sua documentação cadastrada poderá se aposentar em até 30 minutos. E não há mais a necessidade de esperar em filas na porta das agências. “Agora, o segurado recebe, em casa, uma carta do INSS quando completa a idade mínima para se aposentar, informando que ele pode já pleitear o seu benefício. Isso é bom para o governo, que consegue controlar melhor a arrecadação e os pagamentos, e é excelente para o contribuinte, que tem mais facilidade de acesso aos seus benefícios”, comentou Dilma.

Fonte: Jornal do Brasil

Revista 'Trip' divulga o ensaio com Luana Piovani mostrando os seios

Nas imagens, Luana exibe os seios e expõe toda a sua intimidade. Confira!

 

A revista "Trip" divulgou duas fotos do ensaio nu que Luana Piovani fez para a edição de dezembro. Mas o destaque mesmo não vai para o recheio, mas sim para as ousadas opções de capa. Nas duas versões, Luana aparece completamente pelada e supersexy.

Em entrevista, Luana diz que queria deixar o "trabalho mais conectado à arte" e "sem cara de 'vem me pegar'". "… [queria fazer um ensaio] sem ficar posando de quatro, sem ficar botando dedinho na boca, fazendo cara de ‘vem me pegar’. Quero fazer um trabalho mais conectado à arte, mais atrelado à atitude, com a gargalhada, com o não fazer cara de nada, com o simplesmente estar ali”, disse, em entrevista à publicação.

A revista divulgou nesta sexta-feira o ensaio completo da atriz, sem tarja ou qualquer outro tipo de restrinção. Nas imagens, Luana exibe os seios e expõe toda a sua intimidade. Confira!

SEJUC leva à população serviços gratuitos

RENOIR

Por Assessoria Sejuc

A Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC), através da Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão (CODACI), continua levando à população serviços básicos e essenciais para o exercício de cidadania. Emissão de CPF, carteira de trabalho (DRT) e foto 3x4 são os serviços gratuitos oferecidos por uma equipe de profissionais da SEJUC. 
Só no ano de 2011 foram realizadas 103 ações percorrendo diversas cidades do Rio Grande do Norte, totalizando mais de 76 mil atendimentos ao público.
No último sábado dia 28 de janeiro a ação foi realizada na cidade de Santana do Matos.

Programação:
Cidade: Santana do Matos
Local: Câmara Municipal  
Horário: 8 às 14h
Serviços oferecidos: Carteira de Trabalho (DRT), CPF e Foto 3x4

Superprodução Rei Davi conquista público e alcança liderança

Uma história milenar em forma de minissérie foi a grande novidade e o grande sucesso desta semana na televisão.
davi-e-golias2

Você sabe tudo sobre a rivalidade dos reis em Rei Davi?
Saiba tudo sobre a minissérie Rei Davi

Com 42 atores, mais de 300 profissionais envolvidos na produção, um elenco com grandes nomes da teledramaturgia, a superprodução da Record Rei Davi conta a saga do pastor de ovelhas que unificou o povo hebreu e se tornou Rei de Israel.
A minissérie que estreou na Record agradou o público. Os dois primeiros capítulos conquistaram os fãs e os próximos prometem ainda mais emoções. Assista na reportagem!

Concursos com inscrições abertas somam 45,5 mil vagas

Cargos são de todos os níveis de escolaridade.
Os salários chegam a R$ 23.826,57 no Senado Federal.

1278964274concursopublicotcm

Pelo menos 142 concursos públicos em todo o país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (30) e reúnem 45.500 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 23.826,57 no Senado Federal.

Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva, ou seja, os aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

Só na Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul são 10 mil vagas. Já na Prefeitura de Magé (RJ) são 2.354 vagas. No caso do INSS, são 1.875 oportunidades.
Os órgãos que abrem as inscrições nesta segunda-feira para 3.456 vagas são os seguintes: Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo, Companhia Docas do Rio de Janeiro, Prefeitura de Afuá (PA), Prefeitura de Bacabeira (MA), Prefeitura de Cabaceiras do Paraguaçu (BA), Prefeitura de Guareí (SP), Prefeitura de Ilha Solteira (SP), Prefeitura de Ijuí (RS), Prefeitura de Itacarambi (MG), Prefeitura de Porto Ferreira (SP), Prefeitura de Rio Branco, Prefeitura de Sumaré (SP) e Secretaria de Saúde de Goiás.

Médico que ajudou a localizar Bin Laden pode ser julgado por alta traição

A comissão paquistanesa que investiga a morte de Osama bin Laden em uma operação dos Estados Unidos pediu que o médico que colaborou com a CIA (agência de inteligência americana) para localizar o líder da Al Qaeda seja julgado por alta traição, informou a imprensa local.

A chamada Comissão de Abbottabad, cidade ao norte de Islamabad onde se refugiava Bin Laden, solicitou que se abra um processo judicial contra o médico Shakil Afridi por trabalhar para a inteligência americana, segundo o jornal "The News".

Afridi organizou uma campanha de vacinas em Abbottabad para tentar obter mostras de sangue de algum parente de Bin Laden, e verificar assim sua presença em um sítio dessa localidade, infestada de instalações militares.

O médico, com o qual os EUA expressaram preocupação, foi detido pelos serviços secretos paquistaneses (ISI) poucas semanas depois da morte do líder da Al Qaeda em uma operação especial dos EUA em maio do ano passado.

Fontes do ISI confirmaram à Agência Efe no ano passado que o médico, contra o que ainda não se apresentaram acusações em um tribunal civil, estava em mãos dos serviços secretos, mas recusaram dar mais detalhes.

Até agora não foi divulgado o que vai acontecer com o médico, embora fontes oficiais anônimas paquistanesas o acusaram na imprensa de "alta traição".

O que você sabe sobre Osama?

Fonte: UOL NOTÍCIAS

Danielle Winits tem alta do hospital e Thiago Fragoso continua internado, após queda de quatro metros

thiago-fragoso-danielle-winits-e-sidney-magal-estao-juntos-no-musical-xanadu-1326481217567_615x300

No último sábado (28), os atores sofreram queda de quatro metros de altura quando encenavam um voo no musical "Xanadu" e o cabo de aço que os sustentava se rompeu. Eles atingiram três mulheres que estavam na plateia, que sofreram ferimentos. Duas delas foram liberadas e a terceira foi transferida para o Hospital Norte D´or, onde permanecerá em observação por 48 horas.

A cena é um dos pontos altos do espetáculo. Cantando, Kira (Danielle) e Sonny (Thiago) "voam" do palco até o mezanino - ou seja, se os cabos tivessem se rompido um pouco depois, a queda teria tido consequências mais sérias; não só para os atores, mas também para os espectadores, já que eles passam bem perto das cadeiras em alguns pontos.

Uma perícia foi realizada para apontar a causa do acidente e o laudo deve ficar pronto de 15 a 30 dias.

Thiago gravaria essa semana cenas da novela "A Vida da Gente", da Globo, mas por causa do acidente terá de ser substituído. Ele faria par romântico com a atriz Marjorie Estiano.
A produção definirá até o início desta semana quando serão retomadas as apresentações. Os espectadores que compraram ingressos para as três sessões não realizadas podem se dirigir até a bilheteria do Teatro Oi Casa Grande (de terça a domingo, das 15h às 20h). Já aqueles que efetuaram sua compra pelo ingresso.com, devem entrar em contato com o site. Todos podem optar pela devolução do dinheiro ou por reagendar  a ida ao espetáculo.

Danielle Winits teve alta do hospital neste domingo (29) e não sofreu fratura, apenas um ferimento na boca e no ombro. Thiago Fragoso fraturou cinco costelas do lado direito, mas passa bem e está consciente, segundo boletim da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro. O ator permanecerá no CTI e não tem previsão de alta.

A atriz afirmou que está se recuperando. "Obrigada pelo imenso carinho!!! Eu estou bem e apenas torcendo pela rápida recuperação do meu amado parceiro @fragosothiago", escreveu Winits no Twitter no domingo.

Wando passa por cirurgia cardíaca e seu estado "é gravíssimo"

o-cantor-wando-faz-temporada-no-bar-brahma-1762010-1327924065180_300x420

O cantor Wando, de 66 anos, passou por uma cirurgia cardíaca e está na UTI do hospital Biocor em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte. A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira (30) pela assessoria de imprensa da unidade.

A assessoria ainda não divulgou um boletim com detalhes sobre o quadro clínico do cantor, mas adiantou que seu estado “é gravíssimo”.

Wando começou a lidar com música aos 20 anos de idade, em Minas Gerais, onde nasceu. Ele formou uma banda na cidade de Congonhas e com ela tocou em bailes e festas da região. Mais tarde, passou a compor as próprias músicas, alcançando sucesso com “Nega de Obaluaê”, de sua autoria.

Seu início de carreira foi pontuado pela gravação de sambas compostos por ele próprio e outros de compositores desconhecidos. No entanto, do segundo disco em diante, fez uma opção clara pelo repertório romântico-brega, recheado de canções com conteúdo sensual e erótico. Um de seus maiores sucessos é “Fogo e Paixão”.

Seus discos têm títulos sugestivos como “Ui-Wando de Paixão”, “Vulgar” e “Comum É Não Morrer de Amor”, “Obsceno”, “Depois da Cama”, “Tenda dos Prazeres” e “Mulheres” – que lhe rendeu o título de cantor mais erótico do Brasil.

Os cenários de seus shows são, em geral, banheiras, camas e haréns. Wando também é conhecido por distribuir calcinhas perfumadas ao público feminino.

Fonte: http://celebridades.uol.com.b

Cartunista que se veste de mulher quer usar o banheiro feminino

A polêmica surgiu na semana passada, depois que o cartunista Laerte usou o banheiro feminino de um restaurante e foi 'flagrado' por uma cliente.

1188177-laerte-editorial

A questão é delicada e tem causado uma polêmica danada. Em São Paulo, um cartunista que se sente e se veste como mulher quer ter o direito de usar o banheiro feminino. Casos iguais começam a se repetir em todo o Brasil.

Um caso parecido já havia acontecido no Rio de Janeiro. Agora foi o São Paulo. Uma mulher se sentiu constrangida ao ver o cartunista Laerte Coutinho, que se assumiu como transexual, no banheiro feminino de um restaurante. Ela reclamou com o dono do lugar, que chamou a atenção do cartunista. A partir daí começou a discussão.

O autor de quadrinhos levou 57 anos para sair do armário e agora quer entrar no banheiro. “No banheiro feminino”, comentou o cartunista Laerte Coutinho.

Há mais de um ano, desde que ele assumiu publicamente a vontade de se vestir de mulher, os olhos se arregalam, mas nunca ninguém tinha reclamado. A polêmica surgiu na semana passada, depois que o cartunista usou o banheiro feminino de um restaurante e foi, digamos, flagrado por uma cliente. “Ela alegou que eu sou homem e preciso usar o banheiro de homem”, comentou o cartunista.

O gerente do restaurante fez o mesmo pedido. Só que Laerte usava maquiagem, roupas femininas e não se sentia à vontade no banheiro dos homens. “Eu sou uma pessoa transgênera e quero usar o banheiro feminino”, defende Laerte Coutinho.

O cartunista já foi casado, tem dois filhos e uma namorada. Sim, namorada. Ele se define ao mesmo tempo como travesti e bissexual. “Essas mulheres não podem se sentir constrangidas pelo fato de você ter atração por mulher também?”, pergunta o repórter. “Não importa. Como é que elas se sentiriam com uma lésbica dentro do banheiro?”, rebate o cartunista.

Laerte Coutinho compara a luta dos travestis de hoje com a luta histórica dos negros americanos por direitos civis. “Nos Estados Unidos, na década de 1960, teve de vir a força federal. Teve de a guarda nacional garantir o direito de crianças negras entrar na escola”, citou o cartunista.

Ainda que o assunto seja incômodo para muita gente, as questões exigidas pelo cartunista Laerte são cada vez mais levadas a sério no Brasil. Já existem leis estaduais prevendo até o fechamento de estabelecimentos comerciais que promovam algum tipo de discriminação.

Na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), discute-se – com ânimos exaltados, obviamente – um estatuto que, se aprovado na OAB e depois no Congresso em Brasília, ampliaria os direitos de travestis e transexuais país. Eles poderiam, por exemplo, usar o banheiro feminino em qualquer lugar do país. Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), um caso parecido levou a direção a liberar o banheiro feminino para os transexuais.

Depois do incidente, o cartunista procurou a Secretaria de Justiça de São Paulo e foi orientado a exigir o que considera serem os direitos dele. Não vai entrar na Justiça, porque não considera que houve dano moral.

“Não é bandeira ou causa. É a minha vida, é a minha vida e eu vou lutar por ela. Vou fazer valer meus direitos”, afirmou Laerte Coutinho.

Em uma charge de Laerte, o personagem Hugo tem um alterego chamado Muriel, que é travesti. Hugo faz de tudo para esconder Muriel no armário. Impossível! O lado masculino do artista é que foi parcialmente trancado. “Entrar no banheiro é sopa perto de sair do armário”, brinca Laerte.

Laerte não pensa em mudança de sexo nem de nome. “Você tem um nome feminino?”, pergunta o repórter. “Eu tenho. É Sonia, mas é mais para o circuito dos clubes e fóruns que eu frequento. Eu uso Laerte mesmo”, comenta.

O cartunista pretende brigar pelo direito de ser Hugo ou Muriel no banheiro que bem entender.

Segundo a presidente da comissão de combate à homofobia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Adriana Galvão, a lei não fala em banheiros para transexuais, mas diz claramente que o direito de gênero da pessoa deve ser respeitado.

Fonte; http://g1.globo.com/bom-dia-brasil

Convocados na 2ª chamada do Sisu devem fazer matrícula até terça (31)

Matrícula deve ser feita nas instituições a partir desta segunda (30).
Segundo o MEC, 62.285 candidatos foram aprovados na 2ª chamada.

2901201221381

Começa nesta segunda-feira (30) a matrícula dos candidatos convocados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Ministério da Educação divulgou, na madrugada de quinta-feira (26), a lista com 62.285 nomes de estudantes aprovados nas instituições participantes do sistema.

A matrícula deve ser feita diretamente nas instuições entre esta segunda e a terça-feira (31).

Quem foi selecionado tanto pelo Sisu quanto pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) deve optar apenas por uma das vagas, já que elas não podem ser acumuladas.

De acordo com o MEC, os estudantes que passaram devem entrar em contato com a própria instituição para saber se deverão fazer a matrícula pessoalmente ou enviar os documentos por correio.

Quem passou por meio de alguma política de ação afirmativa (por meio de cotas ou bônus na nota do Enem) deve ainda apresentar documentos que comprovem as exigências do benefício.

Vagas remanescentes
Das 108.552 vagas anunciadas pelo MEC, apenas 43,6% foram preenchidas durante o período de matrícula da primeira chamada, realizado nos dias 19 e 20.

Segundo a assessoria de imprensa do MEC, a baixa porcentagem de matrículas em relação à oferta de vagas é "normal". No ano passado, quase 45% das 83 mil vagas oferecidas não foram preenchidas na primeira chamada. De acordo com o ministério, a taxa de preenchimento das vagas ao final de todo o processo foi de 97%.

Ainda segundo o MEC, a primeira chamada convoca os melhores candidatos, que também foram aprovados em outros instituições. Já a segunda chamada inclui estudantes que estão contando mais com a aprovação no Sisu.
Ela foi feita entre os candidatos que não foram chamados em nenhuma das duas opções de cursos para os quais se inscreveram, e entre quem passou na segunda opção, mas ainda concorria à primeira, mesmo tendo feito matrícula na semana passada.

Planalto deve concluir em fevereiro novo sistema de som de R$ 6 milhões Conferências terão áudio e vídeo em alta definição com gravação digital. Áudio de todos os ambientes será controlado de qualquer ponto do palácio.

Priscilla Mendes Do G1, em Brasília

Obras no novo sistema de som no Salão Nobre, no Palácio do Planalto. Na semana passada, técnicos instalavam as caixas acústicas e passavam os cabos pelo forro do salão. (Foto: Priscilla Mendes / G1)

Obras no novo sistema de som no Salão Nobre,
no Palácio do Planalto. Na semana passada,
técnicos instalavam as caixas acústicas e
passavam os cabos pelo forro do salão.

O Palácio do Planalto deverá concluir até o fim de fevereiro um novo sistema de som digital em alta definição com custo total de R$ 6,18 milhões. Todos os eventos passarão a ter áudio e vídeo digitalizados e com gravação em formato digital. Além disso, o áudio de todos os ambientes será controlado de qualquer ponto da rede do palácio.

O segundo andar, onde ocorre a maioria das cerimônias oficiais, está em obra há mais de 60 dias para receber as caixas acústicas embutidas no teto.

A instalação das caixas e a passagem dos cabos pelo forro dos salões fazem parte de um pacote maior, iniciado em 2010 e que atendeu aos espaços de reunião - como as salas Suprema (antigo salão oval) e de Audiências. Dos R$ 6,18 milhões, R$ 1,53 milhão corresponde apenas aos salões do segundo andar do palácio.

Nos salões Leste e Oeste, onde são realizadas cerimônias pequenas e coletivas de imprensa, o sistema já está em funcionamento. No Salão Nobre, onde a presidente Dilma Rousseff recebe chefes de Estado e onde acontecem as cerimônias de lançamento de programas, a instalação das caixas e o cabeamento já estão prontos, mas o sistema está em fase de testes. A inauguração deve ser em fevereiro.

O Salão Oval, onde ocorrem as reuniões ministeriais, foi o espaço mais caro, ao custo de R$ 1,02 milhão. A instalação ali foi concluída em 2010. A sala de briefing, onde os jornalistas são informados sobre a agenda da presidente, e as cabines de rádio, também utilizada pela imprensa, serão as próximas a serem reformadas e devem ficar prontas até o fim de fevereiro.

saiba mais

Novo sistema
De acordo com o edital de licitação do serviço, o novo sistema de som será capaz, por exemplo, de eliminar em tempo real falhas como microfonia e eco, mixar e distribuir fontes, ajustar delays (atrasos) e equalizar a sonorização de acordo com o ambiente. Tudo isso operado por meio de um monitor sensível ao toque.

O controle do áudio será "facilmente integrado com os sistemas de outros ambientes, recebendo ou enviando áudio a qualquer local".

As cabines de tradução simultânea - frequente durante visitas de chefes de Estado estrangeiros - poderão ser alocadas em qualquer local do Palácio e transmitida em tempo real a todos os ambientes.

O sistema possui "extrema segurança de acesso por meio de senhas e níveis de acesso", informou o Planalto. Além disso, será instalado um sistema de tele e videoconferências com capacidade de evitar eco.

Obras no Salão Nobre. Novo sistema de som terá áudio e vídeo em alta definição (HD) com gravação em formato digital (Foto: Priscilla Mendes / G1)Obras no Salão Nobre. Novo sistema de som terá
áudio e vídeo em alta definição (HD) com gravação
em formato digital (Foto: Priscilla Mendes / G1)

Da forma como é hoje, a cada evento caixas de som têm que ser levadas aos salões, o que, de acordo com a Secretaria de Imprensa da Presidência, é uma operação "trabalhosa".

"A solução de sonorização anterior, além de não oferecer a qualidade necessária às atuais atividades do Palácio do Planalto, era de trabalhosa operação, envolvendo montagem e desmontagem de equipamentos a cada evento", justificou a assessoria.

Os novos equipamentos possuem ainda uma central de automação capaz de gerenciar ajustes "de forma rápida, ao toque de um botão, diminuindo o tempo de preparação e operação para os diferentes tipos de eventos que são realizados nestes espaços", informou a assessoria.

Licitação

A vencedora da licitação - modalidade pregão eletrônico por menor preço - foi a Seal Telecom, empresa brasileira que está sendo responsável por todos os serviços e fornecimentos dos equipamentos. A reforma é conduzida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e supervisionada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom).

O edital prevê ainda que a Seal Telecom ofereça treinamento técnico operacional para os empregados da EBC que vão operar o equipamento. O curso deve ter carga horária mínima de oito horas diárias, durante cinco dias, "de modo a capacitá-los, ao final do curso, a desenvolver com pleno domínio a execução das tarefas", determina o documento.

Segundo informou o Planalto, funcionários da presidência e da EBC frequentaram o curso no ano passado, mas há a possibilidade de que um treinamento extra seja oferecido para operar o sistema do Salão Nobre.

Fonte: http://g1.globo.com

Detenção de Rita Lee agita fim de semana no mundo da música

{cb804f5d-e469-4b79-96b2-297258b9cb16}_rita lee

Veja o que Rita Lee fez para parar em delegacia após show

O fim de semana foi repleto de acontecimentos no meio da música. Mas nada chamou mais a atenção da mídia e do público do que o ocorrido no show de despedida de Rita Lee, realizado no sábado (28), em Aracaju (SE). Aos 64 anos de idade, ela foi detida pela polícia local após se apresentar no Festival Verão Sergipe, com presença de milhares de pessoas.

Ouça músicas grátis no Sonora

Durante o show, Rita chamou alguns soldados da PM que revistavam o público de "cavalos" e "filhos da p***" e chegou a intimá-los a subir ao palco para fumar um "baseado" e cantar uma música. A cantora permaneceu na delegacia por cerca de duas horas antes de ser liberada.

As polêmicas também atravessaram as fronteiras brasileiras. Também no sábado, Christina Aguilera foi convidada para interpretar canções de Etta James no funeral da cantora, realizado no Estado da Califórnia. No entanto, ela chamou mais a atenção pelas estranhas gotas que escorreran de sua perna direita do que pela emocionada homenagem à falecida. Stevie Wonder também participou da despedida.

Em um continente ainda mais distante, na Europa, durante a premiação de música NJR Music Awards, realizada em Cannes, na França, a cantora Shy'm roubou a atenção dos fotógrafos ao ser clicada com um vestido transparente, revelando mais do que o esperado de suas curvas. Isso num evento com astros como Shakira e Justin Bieber.

De volta ao Brasil depois de uma curta passagem pela Europa, Michel Teló fez show na sexta-feira (27) no Armazém 3, no Rio de Janeiro. A apresentação incluiu hits como Ai se eu te Pego e Fugidinha, levando ao delírio suas fãs.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Conto da carochinha: Jucélia inventou a história do italiano que iria deixar a herança para ela

Na cidade, havia o burburinho de que a artesã já tinha dado golpe semelhante anos atrás

A carruagem que levaria para a Itália a artesã Jucélia Lima da Silva, 35 anos, virou abóbora. E, pelo visto, a Cinderela de Itaberaba tem vocação mesmo é para Pinóquio. Há 20 dias, Jucélia saiu do anonimato ao afirmar que estava prestes a receber uma herança milionária de um empresário italiano que sofria de uma doença terminal. Tudo mentira. O castelo dela caiu.
O roteiro da farsa era cheio de detalhes. Jucélia contou que conheceu o empresário, Germano, numa viagem de avião para a Europa e o convenceu a abandonar a ideia de se matar. Além disso, recusou um colar de esmeraldas como presente, o que fez com que ele se encantasse  com a simplicidade da itaberabense.
Jucélia afirmava que os dois se perderam no desembarque em Milão. Disposto a deixar toda a sua fortuna para a baiana, Germano contratou um amigo detetive para encontrá-la. O detetive passou então a se corresponder com Jucélia pela internet. 
Antes, porém, contactou o fotógrafo Adson Chan, amigo de Jucélia, que confirmou tudo com a artesã e sugeriu a pauta ao CORREIO. Em princípio, apesar de fantástico, o fato parecia convincente. Mas, depois de surgirem algumas denúncias, Jucélia foi desmascarada. A principal prova de que a artesã havia inventado tudo partiu do técnico de informática Fernando Rodrigues, que também é dono do site Itaberaba Notícias.     
Desconfiado com as mensagens do detetive no Facebook, o técnico apurou que o IP (Internet Protocol) do computador de onde partiam as mensagens do investigador era da mesma faixa de IPs de outros usuários de Itaberaba, ou seja, eles usavam o mesmo provedor de conexões. “Se o detetive era italiano e morava em São Paulo, como é que ele mandava mensagens de Itaberaba? Além disso, muitas vezes o IP do detetive era o mesmo de Jucélia. Ela é o detetive”, afirma Rodrigues.


O castelo de Jucélia caiu: ela inventou a história que iria receber uma herança milionária de um empresário
Recorrente


Descoberto que Jucélia era o detetive e, ao mesmo tempo, o italiano, veio a segunda evidência. Na cidade, havia o burburinho de que a artesã já tinha dado golpe semelhante anos atrás. Veio então à tona uma reportagem do jornal A Tarde, de 18 de outubro de 2000, onde Jucélia tratava de uma herança que precisaria resgatar na Espanha.

Recomendação do MPF/RN resulta em bloqueio de benefícios irregulares em Santa Cruz

Uma recomendação expedida pelo Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e à Caixa Econômica Federal (CEF) resultou no bloqueio de 56 seguros-desemprego em Santa Cruz. Os benefícios seriam concedidos durante o período de defeso a pescadores registrados junto ao MPA. A ação partiu da suspeita de fraude na concessão de 97 seguros defeso na Colônia de Pescadores Z-44. A atuação do MPF quer impedir um prejuízo de mais de R$ 60 mil mensais aos cofres públicos.

{66D55FB7-F05A-46B5-9E90-3AC78BC99106}_pesca
Para investigar o caso, o MPF requisitou a instauração de inquérito policial e acionou a Superintendência do MPA no RN. Ao promover o recadastramento dos beneficiários, o MPA constatou a existência de diversas irregularidades. Das 179 pessoas que compareceram ao recadastramento, 42 não preencheram os requisitos previstos para o recebimento do benefício. De acordo com a procuradora da República Caroline Maciel da Costa, outras 39 pessoas estão sob fundadas suspeitas de também não exercerem a pesca profissional. Houve ainda 16 pessoas que sequer compareceram ao recadastramento.
Em razão das irregularidades apontadas, o MPF recomendou à Caixa a suspensão imediata do pagamento da primeira parcela de 97 benefícios. Ao MPA foi recomendado o cancelamento, em definitivo, do pagamento do seguro-desemprego às 42 pessoas que comprovadamente não vivem da pesca. Quanto aos faltosos, denunciados e suspeitos de receber o benefício irregularmente, o MPF recomendou a suspensão do pagamento até que cada interessado comprove o exercício da atividade de pescador profissional.
Em resposta à recomendação do MPF/RN, o MTE enviou ofício informando o bloqueio do pagamento de 56 benefícios irregulares, em virtude do cancelamento do registro geral de pesca por parte do MPA. No entanto, em alguns casos os beneficiários já haviam sacado a primeira parcela do pagamento indevido. Dessa forma, o MTE informou que está cadastrando pedido de restituição aos cofres públicos.
A procuradora da República Caroline Maciel da Costa, que assina a recomendação, alerta que "o recebimento indevido do benefício pode vir a caracterizar o crime de estelionato, punido com até cinco anos de reclusão e multa".
A lei (10.779/2003), que dá direito ao seguro-desemprego a pescadores profissionais, garante o recebimento de tantas parcelas do benefício quantos forem os meses de duração do defeso. O valor de cada parcela é de um salário mínimo.
* Fonte: Assessoria de Comunicação da Procuradoria da República no RN

Líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves manda e desmanda no Dnocs

Henrique Eduardo Alves, líder do PMDB e deputado por 11 mandatos consecutivos, especializou-se em um órgão: o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs). Apesar de a autarquia pertencer ao Ministério da Integração, pasta comandada pelo PSB de Fernando Bezerra, é o peemedebista que dá as cartas por lá. Ele nomeia, define o destino de grandes projetos e, até mesmo, segura aliados que desagradam ao governo. A força de Henrique Eduardo Alves foi demonstrada nesta semana, quando o deputado acionou o vice-presidente Michel Temer para tentar manter Elias Fernandes no cargo de diretor-geral do Dnocs.
Os malfeitos do órgão, descobertos pela Controladoria-Geral da União (CGU), provocaram rombo de mais de R$ 312 milhões aos cofres públicos e, em vez de o afilhado político de Henrique Eduardo Alves cair, Albert Gradvohl, que ocupava o cargo de diretor administrativo e financeiro, acabou exonerado. A saída de Gradvohl desagradou aos peemedebistas do Ceará, que entenderam que o ex-diretor caiu para poupar Elias Fernandes. “Uma mudança brusca ocorreu. Ele era um diretor que foi professor universitário. Estamos perplexos com a violência que a coisa foi feita”, afirmou o deputado Danilo Forte (PMDB-CE), lamentando a saída de Gradvohl.

images

No governo, há quem aponte que as recentes denúncias que migraram da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para o Dnocs devem-se a fogo amigo na bancada do PMDB, insatisfeita com a mudança da correlação de força dos estados. Desde 1963, quando o Dnocs se tornou uma autarquia, a sede oficial do órgão é a capital do Ceará. Com a influência de Henrique Eduardo, no entanto, o Rio Grande do Norte vem ocupando espaço no orçamento do Dnocs.
Desapropriação
No ano passado, o governo gastou R$ 1,5 milhão para recuperar as instalações do prédio da antiga Estação Ferroviária Federal para funcionar como a nova sede do Dnocs em Natal. Mas é uma obra de R$ 240 milhões que mobiliza as atenções dos potiguares, atualmente. Em julho de 2010, durante a campanha de reeleição para a Câmara, Henrique Eduardo Alves esteve em Apodi, município de 34 mil habitantes distante 400km de Natal, e prometeu recursos para criar o Perímetro Irrigado de Santa Cruz. Em outubro de 2011, o Dnocs firmou contrato de R$ 10,4 milhões com a empresa KL Engenharia para elaborar o projeto executivo da obra que custará R$ 240 milhões, um quarto do orçamento anual da autarquia.
O projeto sofre resistências em Apodi. Os trabalhadores rurais da região reclamam que o decreto de desapropriação de 13 mil hectares afetará a vida de 150 famílias que vivem da agricultura familiar há 60 anos e que o projeto de irrigação tem a finalidade de atender a grandes empresas, que atuarão na monocultura de frutas para exportação. “A desapropriação ocorreu sem garantia nenhuma. O modelo de irrigação foi copiado da porção do estado do Ceará”, afirmou Agnaldo Fernandes, agricultor familiar e coordenador do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, referindo-se à obra de Tabuleiro de Russas, a 160km de Fortaleza, empreendimento em que a CGU encontrou sobrepreço que gerou prejuízo de R$ 24 milhões aos cofres públicos. “A gente quer algo para a agricultura familiar, diferente do agronegócio. Na área desapropriada, por exemplo, há o Assentamento Milagres, que já tem até saneamento básico, e será prejudicado. A obra foi usada como plataforma de campanha, o modelo do projeto é para cinco empresas explorarem a maior parte do terreno e os pequenos produtores vão ficar nas mãos dessas cinco empresas”, conclui Fernandes.
O Correio entrou em contato com o deputado Henrique Eduardo Alves e com assessores, que rejeitaram a hipótese de favorecimento ao Rio Grande do Norte.
Sobre a obra de irrigação em Apodi, a assessoria afirmou que os R$ 240 milhões para o empreendimento do Rio Grande do Norte não podem ser comparados ao montante de R$ 1 bilhão do orçamento do Dnocs porque a execução orçamentária será diluída em mais de um ano financeiro. O Correio entrou em contato com a assessoria do Dnocs, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.
Mudanças negociadas
O ministro da Integração Nacional afirmou ontem que está negociando com o PMDB mudanças na estrutura do Dnocs. Alterações na pasta foram anunciadas ontem. Fernando Ciarlini assumiu a diretoria de Infraestrutura e Vitor de Souza Leão substituirá Gradvohl na diretoria de Administração Financeira. “Estamos querendo a renovação dos quadros, estamos conversando com o PMDB, com os diretores atuais para iniciar esse processo de renovação”, afirmou o ministro.
O Dnocs passou a ser comandado pelo PMDB no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Antes, o partido com maior influência no órgão era o PFL, que mudou de nome e agora é o DEM. Até a década de 1960, o Dnocs era a única instituição responsável por obras no semiárido brasileiro. Assim, todas as melhorias que chegavam ao interior do país levavam o selo do Dnocs, que se tornou alvo de disputa graças a seu potencial político.
Superfaturamento
Auditoria realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU) em 2011 apontou a existência de contratos superfaturados e má gestão do Dnocs no controle dos recursos públicos. O trabalho também registra que 37 dos 47 convênios da Defesa Civil executados pelo Dnocs contemplaram municípios do Rio Grande do Norte, estado do diretor-geral do órgão, Elias Fernandes.